Bento Gonçalves – Nossa Cidade

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do povo bento-gonçalvense. A garra do trabalho desenvolveu a industria e a preservação da cultura das suas origens criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho. Bento Gonçalves possui o título de ‘Capital Brasileira do Vinho’.

Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as maiores economias do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 618m do nível do mar. A cidade possui um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.  

Bento Gonçalves destaca-se no cenário nacional pelo título de ‘Capital Brasileira do Vinho’. É pioneira na produção vinícola do Brasil e no desenvolvimento do Enoturismo. A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por grande parte da produção nacional de vinhos. Os dois principais produtos das vinícolas de Bento Gonçalves no mercado interno são o suco de uva e os vinhos. O terceiro é o espumante.

Bento Gonçalves é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha. Com suas paisagens ‘bordadas de parreirais’ e natureza exuberante, favoreceu a diversidade de rotas turísticas que atraem cada vez mais visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura.

Rotas Turísticas

Os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, o bom vinho e a farta gastronomia italiana tanto na área urbana quanto na área rural, onde o contato direto com a natureza pode ser  apreciado com a prática das diversas atividades de ecoturismo.

Turismo aventura

No segmento turístico são inúmeros os atrativos ligados à uva e ao vinho, o que torna Bento Gonçalves uma cidade de visita obrigatória na Serra Gaúcha. Muitos atrativos estão presentes na época da vindima, durante o evento ‘Estação Vindima’, de janeiro a março, que reúne atividades do momento da colheita da uva e produção do vinho. Cursos, degustações, visitas e passeios em diversos locais estão diponíveis aos visitantes. A programação turística na cidade, porém, foi planejada com eventos que contemplam atividades em todos os meses do ano.

A cada ano Bento Gonçalves vem se consolidando cada vez  mais como destino turístico nacional. Em 2019 a cidade recebeu  cerca de 1,7 milhão de visitantes.

Bento Gonçalves é o segundo ‘Destino Turístico Gaúcho’ mais lembrado pelos gaúchos. O levantamento é do ‘Marcas de Quem Decide’ sobre as marcas lembradas e preferidas, promovido anualmente pelo Jornal do Comércio e Qualidata. Em sua 22ª edição o evento de 2020 ocorreu no dia 10 de março, em Porto Alegre.

Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do municipio de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves